Propostas para fortalecer setor leiteiro

Propostas para fortalecer setor leiteiro

Propostas para fortalecer setor leiteiro

A CNA está empenhada em ajudar a transformar o Brasil em um dos grandes exportadores mundiais de lácteos, a exemplo do que ocorre hoje com a carne.  O presidente da Comissão Nacional de Pecuária de Leite da instituição e diretor da FAEMG, Rodrigo Alvim, apresentou uma agenda propositiva para o setor durante a última reunião de diretoria, que aconteceu no dia 08 de novembro, com a presença do presidente da CNA, João Martins.

Rodrigo Alvim mostrou aos diretores   um estudo minucioso apontando gargalos, oportunidades e caminhos para a pecuária de leite:

1.    Aumento da produtividades dos fatores de produção incluindo aí a terra, o homem e o animal);
2.    Aumento da escala de produção;
3.    Profissionalização do produtor;
4.    Redução dos custos médios de produção;
5.    Melhor coordenação da cadeia produtiva do leite;
6.    Alinhamento da legislação brasileira às legislações internacionais;
7.    Elaboração de uma agenda pré- competitiva;
8.    Ambiente regulatório mais favorável à inovação.

“O que ambicionamos é uma cadeia produtiva com sustentabilidade, e a partir de animais sadiso produzir matéria-prima de qualidade, a custos competitivos, com condições de exportar, distribuindo valor ao produtor e à indústria”, explicou o diretor da FAEMG.

Reunião com empresários

Logo após a apresentação do documento, João Martins convidou Rodrigo Alvim a participar de reunião com empresários do setor de lácteos, quando foi discutido o aumento da produtividade e ampliação da competitividade da cadeia produtiva de leite no exterior.

Durante o encontro João Martins e Rodrigo Alvim reforçaram o objetivo da CNA em investir para transformar o Brasil em grande exportador de leite.  “Foi um primeiro passo. Agora vamos destrinchar cada item apresentado, estabelecer metas e buscar parceiros”, disse Rodrigo. Ao final da reunião foi ressaltada a importância do SENAR neste processo.

Fonte: http://www.sistemafaemg.org.br/Noticia.aspx?Code=14745&Portal=2&PortalNews=2&ParentCode=73&ParentPath=None&ContentVersion=R