Curso de Classificação e Degustação de Cafés Especiais - SENAR

Curso  de Classificação e Degustação de Cafés Especiais - SENAR

Sindicato Rural em Convênio com o SENAR em parceira com a Cooxupé – Núcleo de Rio Paranaíba realizou o curso de Classificação e Degustação de Cafés Especiais, ministrado pelo instrutor Ricardo Aloise Junior o qual aconteceu 30 de outubro a 03 de novembro em Rio Paranaíba-MG.

A programática do curso é desenvolvida em três etapas: discutiram sobre classificação, torra de amostras e avaliação sensorial com base na metodologia SCAA - Specialty Coffee Association of America (Associação Americana de Café Especiais), utilizando a prova sensorial para dar retorno ao produtor de café, criando um perfil de torra que demonstre o potencial do grão. Foi destacado também o tipo de embalagem, validade, moagem e armazenamento do café, a química da água e a solubilidade do grão, e o impacto da colheita e pós-colheita. A torra do café é um dos fatores determinantes para se obter uma boa bebida; e as características do grão vão depender do tipo de torra.

Segundo o instrutor, a idéia de buscar esse tipo de atualização favorece o trabalho no campo com o produtor e ainda será possível apresentar o quanto é importante realizar uma boa torra do café. Eles acreditam que os conhecimentos adquiridos vão agregar muito nos cursos de Classificação e Degustação de Café. Outro detalhe importante é que o produtor terá argumento para negociar o seu produto no mercado.

O curso de Café Especiais, tem limite de 8 participantes e 40 horas de duração, para participar do curso, tem que ter certificado do curso Classificação e Degustação de Café.

Conheça o calendário de capacitações no site, no Sindicato Rural pelo telefone (34) 3855-1237 ou por meio do mobilizador do nosso município Nilton Silva Boaventura, no telefone (34) 9 9665-6073.